A comunicação é um dos fatores mais importantes de qualquer negócio; é como equipes colaboram e diversas vendas são feitas. Justamente por este motivo, vários empresários utilizam o sistema telefônico PABX.

Este sistema permite uma enorme facilidade no dia a dia da empresa, tendo um profundo impacto sobre a produtividade do time.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o PABX virtual e como sua adoção pode aumentar a produtividade dos seus colaboradores, seja ao lidar com os clientes ou colaborar entre si.

Ficou curioso? Continue lendo!

O que é um PABX virtual?

O Private Automatic Branch Exchange (ou troca automática de ramais privados em português) surgiu como uma forma de as empresas economizarem na hora de contratar um plano telefônico.

Assim, todos os colaboradores poderiam ter um ramal sem precisar ter uma linha própria.

Apesar da economia na contratação do plano, o PABX analógico ainda exigia um grande investimento em hardware para que o sistema fosse eficiente.

Por isso, junto aos avanços tecnológicos, surgiu o PABX virtual, dispensando completamente os aparelhos telefônicos convencionais. Essa nova tecnologia precisa somente de um aparelho conectado à internet como um computador ou mesmo um smartphone.

Não somente, trouxe inúmeras outras possibilidades que possibilitam maior versatilidade e mobilidade na rotina dos funcionários.

Entenda agora, como a tecnologia PABX virtual possibilita uma maior produtividade.

Porque o PABX influencia na produtividade da equipe

Os PABX virtual têm uma série de funcionalidades que nunca estiveram disponíveis na telefonia analógica. Por sua vez, essas novas possibilidades permitem novas formas de determinar metas e gerir equipes.

Entenda como funciona.

Autonomia para determinar como o sistema deve funcionar

Uma das maiores vantagens do PABX virtual é o nível de autonomia que as empresas têm para determinar as características do sistema.

Sendo extremamente flexível, os gestores têm a liberdade de determinar se as ligações serão gravadas, inserir menus interativos para facilitar a navegação do cliente ou lead, gerir autorização de acordo com a mudança de hierarquia na equipe etc.

Todas essas configurações ficam nas mãos dos responsáveis na empresa, sem a necessidade de uma assistência técnica especializada.

“O que pode ser medido pode ser melhorado”

A telefonia digital trouxe o setor de atendimento e vendas para a época dos dados.

Mensurar resultados é a forma que empresas do século XXI estão constantemente monitorando a performance de seus times, a fim de encontrar gargalos no processo que podem ser melhorados.

Ao ter acesso aos indicadores-chave de performance como tempo médio de atendimento, conversão, tempo de espera, ligações perdidas etc. é muito mais simples desenvolver estratégias para melhorar tais métricas.

Os dados gerados pelo PABX virtual são verdadeiras minas de ouro para que os gestores possam melhorar o SLA das empresas.

Treinamento e melhoramento constante das equipes

Imagine poder ouvir as gravações das ligações identificando os pontos positivos e negativos da estratégia de comunicação de cada atendente.

Isso serve tanto para criar feedbacks específicos e personalizados, ajudando o colaborador a desenvolver suas habilidades, como para criar treinamentos com exemplos práticos do dia a dia.

Isso possibilita uma uniformização da forma como os colaboradores realizam o atendimento ao cliente, produzindo uma mensagem clara sobre o que é a empresa e seu objetivo.

Essa é uma vantagem somente possível com a modernização dos serviços telefônico trazidas pela telefonia online e que podem ser amplamente aplicadas em projetos de melhoria contínua dentro de empresas.

Ramal móvel

Outra vantagem é ter acesso ao sistema de telefonia de qualquer dispositivo conectado à internet. Isso confere muito mais flexibilidade para os colaboradores, que não precisam mais estar no escritório para realizar atendimentos.

Seja no home office, na empresa ou alocado, é possível redirecionar chamadas diretamente para o colaborador correto de forma eficiente.

Essa característica costuma diminuir o tempo de espera até o atendimento, aumenta a satisfação do cliente e melhora a conversão da empresa.

O importante é oferecer as ferramentas para que os colaboradores possam realizar seu trabalho de forma eficiente independentemente de onde estejam.

Potencializa a comunicação interna

Os melhores serviços de telefonia digital oferecem ligações para ramais internos gratuitamente, dessa forma, colaboradores podem se falar a qualquer momento independente da sua distância.

Um colaborador que está em outro país pode ligar para o seu gestor no Brasil sem cobranças adicionais e entregar informes ou tirar dúvidas de forma prática e rápida.

Outra forma de ver essa funcionalidade é a melhora da comunicação entre filiais e matriz. Por não precisar contratar planos de telefonia separados, a comunicação entre as sedes não tem cobranças adicionais e são mais simples de realizar.

E esses não são os únicos benefícios de adotar o PABX virtual, confira abaixo outras vantagens!

Vantagens do PABX

1) Reduzir custos da empresa

As soluções de telefonia virtual são extremamente personalizáveis, ou seja, é possível contratar exatamente o que a sua empresa necessita.

Além disso, não é mais necessário gastar com compra e manutenção do hardware como telefones e ramais. Tudo que o colaborador precisa é do próprio computador de trabalho e conexão com internet.

2) Escalabilidade

A sua empresa está crescendo? Não precisa se preocupar, basta ajustar o seu plano para cobrir os novos ramais que precisará e pronto!

As solicitações ficam disponíveis imediatamente e os novos colaboradores só precisam baixar o aplicativo e criar uma conta.

3) Ligações de todo o Brasil centralizadas

Uma das grandes vantagens do PABX virtual é ter poder criar números com DDDs referentes a cada estado do Brasil e ainda assim concentrar todas as ligações na matriz, por exemplo.

Isso faz com que os clientes tenham mais confiança na empresa sem precisar criar um setor de atendimento em cada filial.

4) Número 0800

Além de diversos números, também é possível criar um SAC com número 0800 que confere muito mais autoridade à empresa!

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